5 DICAS PARA ATINGIR SEU OBJETIVOS

July 30, 2017

Você tem vontade de fazer algo novo na sua vida? Vontade de mudar algum hábito? Você já tentou várias alternativas e poucas deram resultados?  

 

Pensando nestas questões e nas dificuldades que encontramos para promover mudanças, escrevi algumas dicas para auxiliar você a desenvolver estratégias para atingir seus objetivos. Utilizei como base teórica  a Terapia de Aceitação e Compromisso. ou simplesmente ACT, como é denominada.

 

Expectativas, desejos e  vontades de mudarmos algo na vida nos acompanha em muitos momentos. Ás vezes somos invadidos por uma energia motivacional, sentimos que desta vez vamos conseguir,  e começamos algo , mas logo depois desistimos e voltamos aos nossos conhecidos padrões comportamentais. Tais fatos podem  acontecer em vários contextos como iniciar uma academia, mudar alimentação, buscar um novo trabalho ou qualquer outra situação que seja importante. Encontramos aí uma boa questão para iniciarmos uma reflexão: O  quanto o que você está buscando é importante e significativo na sua vida? Reflita sobre isto.

 

Agora vamos as dicas de modo objetivo e prático: 

 

DICA 1: ESCOLHA ALGO QUE SEJA SIGNIFICATIVO E VIÁVEL DE REALIZAR

Pense em apenas uma coisa que você gostaria de mudar ou conquistar, não adianta fazer uma lista enorme porque a probabilidade de você conseguir realizar será muito menor. Escolha algo simples, que seja executável e importante, não menospreze o simples, porque a partir do momento que você conseguir mudar algo simples, esta mudança de comportamento irá refletir em outras áreas da sua vida.

Escreva o que você escolheu.  

 

DICA 2: ASSOCIE UM VALOR A SUA ESCOLHA

Associar um valor consiste em definir o porquê isto é importante para você. Definir o valor é fundamental, pois só conseguimos levar adiante algo que de fato seja significativo para nós. 

Escreva porque isto é importante para você.

 

DICA 3: TENHA CLAREZA DOS SEUS OBSTÁCULOS

Conhecer suas dificuldades irá ajudá-lo a definir alternativas para não cair nas suas próprias armadilhas. Obstáculos podem ser por exemplo: preguiça, medo, insegurança, falta de persistência, ansiedade, etc. A partir do momento que você tenha conhecimento dos seus obstáculos, fique atento para perceber quando eles irão interferir e faça aquilo que você se propôs, mesmo sem vontade. Aqui está um ponto fundamental:  fazer mesmo na presença de obstáculos.

Escreva quais são seus obstáculos: 

 

DICA 4: SEJA ESPECÍFICO, DEFINA: O QUE,  COMO, QUANDO

Ser específico consiste em definir claramente o que você vai fazer:

Escreva:

O que:  uma frase objetiva: 

Como: os meios que dispõe para fazer.

Quando: aqui você deve determinar os dias e os horários,  pois isto irá auxiliar o desenvolvimento e a adaptação ao novo comportamento. 

 

DICA 5: AÇÃO DE COMPROMISSO

Muitas vezes nos propomos a começar algo e de fato conseguimos, fazemos isto por uma ou duas semanas e depois vamos relaxando e voltamos a nossa rotina habitual. Uma ação de compromisso consiste em um compromisso com você mesmo, com sua vida, suas necessidades e vontades. Este momento é o da manutenção do processo de mudança, ou seja, você tem que se comprometer com você. Em algum momento seus obstáculos irão interferir nas suas atitudes, vão tentar dissuadir você de ir em frente, e neste momento perceber e não sucumbir é muito importante. Fique feliz consigo próprio, por conseguir vencer suas dificuldades, isto irá aumentar sua motivação. 

Escreva sua  ação de compromisso.

 

Desenvolver novos hábitos que sejam significativos tem um efeito angular na nossa vida, aumenta a motivação, a confiança e a persistência, mas o mais importante é que uma pequena mudança irá influenciar sua vida em muitos outros contextos, porém só conseguimos perceber isto quando de fato nos propomos ser atuantes na nossa vontade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Por que é difícil parar de fumar? O quebra-cabeças neuroquímico

July 30, 2019

1/3
Please reload

Recent Posts